Exposição “Resiliência”, de Luciano Rosa, segue até 9 de junho na Casa Memorial Régis Pacheco
As obras revelam a história e a força criativa de Luciano Rosa Santos por meio de 25 telas em óleo sobre tela
Foto: Luciano Rosa/Site PMVC
A Casa Memorial Régis Pacheco, situada na Praça Tancredo Neves, em Vitória da Conquista, está abrigando a exposição “Resiliência”, do artista plástico Luciano Rosa Santos. A mostra segue aberta ao público até o dia 9 de junho, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Natural de Itabuna e criado em Itapetinga, Luciano apresenta 25 obras em óleo sobre tela, que dialogam com diferentes estilos como formas geométricas, abstrações e retratos. A exposição é um reflexo de sua trajetória no universo artístico, marcada por persistência e paixão.
“Aos oito anos, comecei. Aí com vinte anos já trabalhava profissionalmente. Trabalhei com decoração em clubes, festas juninas, carnaval, esse negócio todo. Mas nunca saí do meu foco, que é a pintura, as artes plásticas. Essa tem sido a minha trajetória: 45 anos que só mexo com arte, com pintura”, relata o artista.
Cada quadro exposto nasce de esboços no papel e carrega fragmentos da história de vida de Luciano, com influências que vão desde as primeiras experiências com desenho na infância até os desafios enfrentados ao longo de quatro décadas de dedicação à arte.
O título da exposição, “Resiliência”, carrega o simbolismo da luta constante para manter viva a produção artística diante das dificuldades estruturais e da escassez de espaços para exposição. “É uma trajetória muito difícil. Tem horas que você corre atrás de uma coisa, corre atrás de outra. No mundo das artes plásticas, é bem difícil você ter um local para expor. Por isso, eu agradeço a cessão desse espaço, a oportunidade e a valorização dos artistas”, afirma.
Luciano destaca ainda o empenho necessário para levar suas obras do ateliê ao público. “A Resiliência vem de lá do meu ateliê até aqui, de transportar os trabalhos, ter alguém para ajudar, ter cuidado com as obras”, diz.