UP Notícias entrevista o engenheiro mecânico Iago Lemos
O mestre em engenharia de materiais e doutorando explicou sobre processos de formação e pesquisas acadêmicas
Nesta segunda-feira (18), o quadro Ponto de Interrogação, do UP Notícias, entrevistou o engenheiro mecânico, Iago Lemos. Iago formou-se em engenharia mecânica e tornou-se mestre em engenharia de materiais na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente, ele é doutorando pela mesma universidade.
Iago destacou o mercado de trabalho para a área de engenharia na cidade de Aracaju, capital do estado de Sergipe. “Existem algumas indústrias muito importantes lá, como Ambev e Maratá. São indústrias que absorvem bastante dos engenheiros mecânicos que vêm da Universidade Federal do Sergipe … O mercado lá não é tão amplo quanto outras capitais, mas existem sim vagas disponíveis para quem estiver interessado”, declarou.
A entrevista se encaminhou para a discussão do advento das Inteligências Artificiais (IA). Iago Lemos ressaltou que as IAs já são uma realidade para diversas profissões da medicina, odontologia e engenharia. Segundo o entrevistado, a capacitação para os diversos usos da IA é necessária para múltiplas áreas do conhecimento, além de uma maneira eficiente de incrementar o currículo dos profissionais.
Durante o programa, o engenheiro também explicou sobre como funciona o “doutorado sanduíche”. Esse programa de formação envolve parte dos estudos sendo realizada na instituição de origem (o “pão”) e a outra parte desses estudos sendo realizada em uma instituição do exterior (o “recheio”). A entrevista se encerrou com um destaque feito por Iago Lemos à pesquisa e formação acadêmica.
Confira a entrevista na íntegra: