Jackson Yoshiura detalha obras de infraestrutura em Vitória da Conquista

Secretário falou sobre drenagem, mobilidade urbana e parcerias com os governos estadual e federal durante entrevista ao UP Notícias

Foto: Reprodução - Internet

O secretário municipal de Infraestrutura de Vitória da Conquista, Jackson Apolinário Yoshiura, participou do quadro Ponto de Interrogação, no UP Notícias, e comentou sobre ações em andamento, parcerias com os governos estadual e federal, além de responder a questionamentos da população.

Sobre a pavimentação da Avenida Brasil, Yoshiura afirmou que a obra será executada pelo Governo do Estado e está vinculada à requalificação da Avenida Presidente Vargas. A Prefeitura será responsável pela intervenção no canteiro central, conectando o canal de drenagem da Brasil à Presidente Vargas. Segundo ele, o início da obra dependia da conclusão da drenagem da Presidente Vargas.

O secretário destacou os investimentos em drenagem, afirmando que a atual gestão destinou mais de R$ 50 milhões a esse tipo de obra, com recursos do FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público). Foram citadas intervenções nos bairros Panorama, Bruno Bacelar e Cidade Modelo. Também há propostas cadastradas no PAC para novas obras nas regiões da João Pessoa, Santa Cecília e no entorno do Rio Verruga, com valores que somam cerca de R$ 70 milhões.

Em relação à Avenida Brumado, Yoshiura explicou que o projeto foi reformulado, substituindo o canal aberto por um sistema de drenagem fechado. A nova proposta prevê também ciclovia e calçadas com acessibilidade.

O secretário comentou sobre as bacias do Bateias e do Verruga e afirmou que ações mais amplas na cidade dependem da articulação entre município, Estado e União. Citou também problemas estruturais antigos, como a ocupação de áreas no bairro Paradoxo e na Lagoa das Flores, e os impactos do traçado da BR-116 sobre o escoamento das águas.

Questionado por ouvintes, disse que a Rua N, na Cidade Modelo, já foi pavimentada, mas sofreu desgaste devido a descarte irregular e água servida. Sobre a Urbis 5, informou que apenas as avenidas principais foram asfaltadas por priorização dos corredores de transporte. As vias transversais já possuíam calçamento em paralelepípedo.

Em relação ao Anel Viário, Yoshiura disse que o município defende a construção de um novo rodoanel e que as demandas de mobilidade já foram encaminhadas ao DNIT e à ANTT para inclusão na nova concessão da BR-116.

Também respondeu a dúvidas sobre IPTU e especulação imobiliária. Informou que áreas antes sem cobrança foram judicializadas e hoje estão incluídas no sistema. Defendeu a aplicação do IPTU progressivo em propriedades não utilizadas como instrumento de planejamento urbano.

Yoshiura afirmou que as obras seguem critérios técnicos e que as decisões são tomadas em articulação com os demais entes federativos.

Confira a entrevista na íntegra:

Comentários

Busca
Transmissão de vídeo ao vivo
Arquivo de Notícias
Ouça a Rádio Up 100.1FM no caminho para o trabalho, indo para casa ou onde quiser!