Uso medicinal da cannabis é tema de evento que acontece hoje (29) em Vitória da Conquista

O encontro contará com palestras de profissionais da saúde, depoimentos de pacientes e orientações sobre como a planta pode ser utilizada para tratar condições como fibromialgia e autismo

Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (29), o programa UP Notícias, da Rádio UP, recebeu Gustavo Marra, CEO do grupo Medicana, a enfermeira Aline Peixoto e Nice Soares, presidente da UAI Hemp, entidade que apoia pacientes em tratamentos com a cannabis. Os convidados discutiram os benefícios do uso medicinal da planta e divulgaram o evento “A Planta que Vem Transformando Vidas & Reescrevendo Histórias”, promovido pela Kanna Pharma e Verde com Elas, que acontece hoje, às 19h, no Espaço Limão Doce, em Vitória da Conquista.

Gustavo Marra destacou a importância do encontro como forma de ampliar o acesso à informação. “Viemos a Vitória da Conquista promover essa discussão com a população e as famílias sobre o acesso à cannabis medicinal, que pode ter um impacto muito positivo na saúde”, afirmou.

Nice Soares compartilhou sua experiência pessoal com a substância. Diagnosticada com fibromialgia, relatou que antes do tratamento sofria intensas dores. “Antes da cannabis, eu era preconceituosa, via como porta de entrada para drogas. Mas ela mudou minha vida. Eu chegava a descer escadas arrastando o bumbum no chão. Hoje vivo sem dor”, contou.

Ela também reforçou a necessidade de desmistificar o uso medicinal da planta. “A fibromialgia não tem feridas visíveis, mas causa muito sofrimento. A cannabis me deu uma nova oportunidade de viver”, disse.

A enfermeira Aline Peixoto, que acompanha pacientes em tratamento com cannabis, alertou para a importância do uso orientado. “O tratamento exige paciência e acompanhamento profissional. Cada paciente é único, e a dosagem correta é essencial para garantir a eficácia”, explicou.

O evento é gratuito e aberto ao público. Segundo os organizadores, contará com palestras de profissionais da saúde, relatos de pacientes e orientações sobre o uso da cannabis em casos de fibromialgia, autismo, dor crônica e epilepsia.

Gustavo Marra também comentou os avanços regulatórios no país. “Apesar de o Brasil ainda depender da importação de derivados da cannabis, a Anvisa tem avançado na regulamentação, o que tem sido fundamental para ampliar o acesso aos tratamentos”, avaliou.

Aline concluiu destacando a importância da conscientização. “A cannabis pode melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares. Falar sobre isso ajuda a quebrar estigmas e preconceitos”, afirmou.

Confira a entrevista na íntegra:

Comentários

Ouça a Rádio Up 100.1FM no caminho para o trabalho, indo para casa ou onde quiser!