Programa Corra pro Abraço leva informações sobre direitos a estudantes de Vitória da Conquista
Iniciativa percorre escolas estaduais com ações que apresentam benefícios como o ID Jovem e promovem o fortalecimento da cidadania entre os jovens
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Em abril, o Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), iniciou uma série de ações informativas em escolas estaduais de Vitória da Conquista. A iniciativa visa levar aos estudantes do Ensino Médio informações sobre estratégias e políticas públicas voltadas à juventude, com foco em temas como cidadania, direitos e acesso a benefícios.
Técnicos do programa têm visitado as salas de aula, apresentando o Corra pro Abraço e suas iniciativas, além de detalharem as possibilidades de acesso aos direitos que muitos jovens ainda desconhecem. Segundo Jéssica Graciano, supervisora de campo do programa, a recepção tem sido muito positiva.
“Tem sido bem bacana a receptividade dos jovens. Quando a gente leva a informação, a gente percebe a relevância que tem para aqueles jovens, o quanto eles ficam ansiosos para saber mais”, afirma.
Entre as iniciativas que mais têm atraído a atenção dos jovens, o ID Jovem se destaca. O programa é destinado a jovens de baixa renda e oferece benefícios como meia-entrada para eventos culturais e esportivos, além de descontos ou gratuidade no transporte interestadual. Muitos alunos que já estão cadastrados no Cadastro Único não sabiam sobre a possibilidade de obter o ID Jovem.
Além das palestras sobre direitos e cidadania, o programa também busca incluir a exibição de documentários focados na juventude negra e periférica.
Em Vitória da Conquista, o Corra pro Abraço tem sede no centro da cidade, na Rua Renato Vaz Rebouças, 286. O atendimento ao público ocorre de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 12h.
Além de Conquista, o programa também está presente em várias outras localidades da Bahia, incluindo Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Juazeiro, Porto Seguro e Barreiras, levando apoio e orientação a um número crescente de pessoas em diferentes regiões.
O programa é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD), e as organizações gestoras COMVIDA e Cipó – Comunicação Interativa.