Encontro com Elas recebe Maria Lúcia Del-Grande

A convidada destacou a trajetória das mulheres no ensino superior, as dificuldades de acesso ao conhecimento no passado e a baixa representatividade feminina em cargos de liderança acadêmica

Foto: Rádio UP 100.1 FM/ Rebeca Liz

O quadro Encontro com Elas recebeu, nesta quarta-feira (12/03), a bióloga e professora doutora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Maria Lúcia Del-Grande. Durante o bate-papo descontraído no Petit Bistrô, a convidada trouxe reflexões importantes sobre o papel da mulher na educação e na pesquisa acadêmica.

Ao longo da conversa, Maria Lúcia abordou o histórico de exclusão feminina nos espaços educacionais, lembrando que, em épocas passadas, as mulheres eram proibidas de frequentar escolas e universidades. "A educação não fazia parte do universo feminino, não era incentivada e, muitas vezes, era até proibida", destacou. Ela ressaltou que, apesar dos avanços ao longo dos séculos, ainda há desafios a serem superados.

A professora também pontuou a discrepância na ocupação de cargos de liderança. "Hoje, as mulheres representam quase 60% dos alunos matriculados no ensino superior, mas isso não se reflete nos cargos de comando. Reitoras ainda são minoria, e a diferença salarial é uma realidade", analisou.

Durante a conversa, as apresentadoras Dóris Andrade e Maria Gomar também destacaram a recente efetivação de Ivana Bastos como a primeira mulher a assumir a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia em 2025, reforçando a importância de celebrar essas conquistas sem perder de vista os desafios ainda existentes.

Confira a entrevista na íntegra:

Comentários

Ouça a Rádio Up 100.1FM no caminho para o trabalho, indo para casa ou onde quiser!